Dicas para desenvolvimento de Cenários: Decals


Olá amigos, venho compartilhar uma dica na criação de cenários para o X-Plane.
Primeiro vamos conferir o que esta técnica realmente faz.
Exemplo de uma imagem normal, sem aplicação da técnica:

SNJM_2_no_decals

E agora uma imagem com Decal adicionado:

SNJM_2_decals

Como vimos acima, aparentemente não mudou muita coisa.
Vamos observar mais de perto. Novamente uma imagem sem o efeito.

SNJM_no_decals

Agora com o efeito aplicado:

SNJM_decals

Agora notamos uma grande diferença! Ao aplicar texturas photoreais, encontramos um grande dilema que é a qualidade vs desempenho que se resume na resolução da imagem. Uma imagem com muita resolução tem um grande impacto no processamento, já uma imagem de pouca resolução, tem o problema de desfocar quando nos aproximamos (aumentamos o zoom).
O X-Plane utiliza uma técnica nos cenários default que se assemelha a um tipo de granulação que quanto mais chegamos perto, mais definido fica. Não melhora a imagem, mas contorna o efeito desagradável do desfocamento. O arquivo responsável por isso é o arquivo “.DCL”
Você pode criar um arquivo “.DCL” ou utilizar um do próprio x-plane. Para criar um arquivo, você encontra a especificação no seguinte link: http://developer.x-plane.com/?article=standard-shading-options-for-x-plane-10-scenery
Aqui vou ser mais prático e mostrar como aplicar:
Nos arquivos “.POL” da textura do terreno, adicione a seguinte linha:
DECAL_LIB lib/g10/decals/maquify_1_green_key.dcl

lib/g10/decals/maquify_1_green_key.dcl” é apenas uma sugestão utilizado nas imagens acima. Você pode testar outros efeitos (mapas) utilizando os arquivos que estão nas pastas:
\X-Plane 10\Resources\default scenery\1000 decals
\X-Plane 10\Resources\default scenery\airport decals

Dentro destas pastas existe uma pasta chamada “textures” que é onde se oncontram os mapas dos decals.
É possível abrir esses arquivos “.DCL”com um editor de texto e modificar alguns parâmetros, cuidado para não sobrescrever os arquivos originais do x-plane.

Outro arquivo útil dentro das pastas citadas é o “library.txt”, com ele é possível verificar os arquivos exportados para o simulador. Caso contrário, você teria que utilizar os arquivos dentro da pasta do seu cenário ou criar uma biblioteca e um novo arquivo “library.txt”. Então ao abrir este arquivo, após o texto “EXPORT” você pode copiar o decal.
Exemplo:
Abri o “\X-Plane 10\Resources\default scenery\1000 decals\library.txt” e escolhi a seguinte linha:
EXPORT lib/g10/decals/rail_trackbed_brown.dcl rail_trackbed_brown.dcl

então copio o “lib/g10/decals/rail_trackbed_brown.dcl” e adiciono no meu arquivo .POL desta maneira:
DECAL_LIB lib/g10/decals/rail_trackbed_brown.dcl

E agora obtemos o seguinte efeito:

SNJM_trackbed_brown

Através da tentativa e erro, é possível encontrar efeitos que simulam grama, pedras, concreto, areia, etc.
Espero que esta informação seja útil para vocês na criação novos cenários.

Abraços

 


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