Utilizando o Sketchup 2 X-Plane


Olá amigos, apresento mais um vídeo tutorial sobre desenvolvimento de cenários. Neste, vamos utilizar o Sketchup para criar um objeto e exportar para o X-Plane.
As ferramentas utilizadas são:

Aqui temo a primeira parte onde é mostrado:

  • Como baixar e instalar o Sketchup2Xplane.
  • Como adicionar uma imagem do Google Earth no projeto como referência.
  • Como desbloquear, alinhar e editar a textura de um objeto.
  • Considerações sobre arquivos de texturas no X-Plane.

Segunda parte:

  • Editando e exportando o objeto.
  • Utilizando o objeto no WED
  • Testando o cenário no X-Plane.

Lembrando que você pode aplicar este tutorial para qualquer objeto no sketchup desde que atenda os seguintes requisitos da textura:

  • Altura e largura devem ser do tamanho potência de 2. Ex, 256×128, 512×512, 4096×4096 (esta apenas para a versão 64 bits)
  • A textura deve ser única. Apenas uma por objeto,  mas pode ter vários objetos utilizando a mesma textura.
  • Não utilizar espaços ou caracteres especiais nos nomes dos arquivos das texturas.
  • O formato deve ser BMP, PNG (mais utilizado) ou DDS (mais recomendado).
  • Por padrão, a textura deve estar na mesma pasta do arquivo OBJ, mas você pode editar o arquivo para mudar isso.

Keep Building 😉

 

 

 

 

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