Piper Arrow III – VFlyte Air


Saudações amigos, vou deixar minhas primeiras impressões sobre a aeronave lançada esta semana pela VFlyte Air. Trata-se do P28R 200 Arrow III, onde no Brasil, a versão licenciada é o EMB-711C Corisco. É uma aeronave de pequeno porte, com capacidade para 4 pessoas produzida pela Piper Aircraft na década de 60.

Todo o pacote ocupa pouco mais de 700MB. A instalação, como sempre, no X-Plane é fácil. É só jogar a pasta “vFlyteAir_PiperArrowIII” dentro de “…\X-Plane 10\Aircraft\General Aviation\”, iniciar o simulador e carregar a aeronave. A parte de documentação merecia um cuidado maior, o manual do avião é simplesmente um documento escaneado.  nem tiveram o cuidado de fazer OCR para tornar o texto selecionável ou que pudesse utilizar a ferramenta de pesquisa. Até para imprimir o layout não ajuda. Poderia ter um checklist mais prático. Existe também um guia de referência rápida com algumas partes escaneadas. Pelo menos esse parece ter um aspecto melhor. Mas isso não é nada que tire o mérito do avião.

Com a aeronave no pátio, podemos conferir a perfeição do modelo externo, e além disso os dois ícones no canto inferior esquerdo da tela chamam a atenção. Trata-se de botões que acionam dois menus de configuração. Um para 8 câmeras pré-definidas e um outro com opções como retirar trava do manche, remover calços, abrir porta do bagageiro, adicionar um co-piloto, etc.

PiperArrowIII_1

Internamente, o acabamento é perfeito. Com vários detalhes de desgaste, a aeronave convence que foi fabricada a mais de uma década. É percebido o contraste dos equipamentos analógicos com o módulo GPS Garmim 430. A aeronave tira proveito da atualização do X-Plane e já incorpora o novo equipamento. Para isso é necessário fazer uma pequena modificação no arquivo. Na pasta da aeronave, renomeie PiperArrowIII_XP1030.acf para PiperArrowIII_XP.acf, caso precise dos arquivos originais existe uma pasta de backup.

PiperArrowIII_2

Temos uma dúzia de pinturas para escolher, mas não encontrei nenhum “arquivo em branco” para modificar. Não deve ser difícil modificar as existentes para customizar sua aeronave.

PiperArrowIII_3

A parte mais incrível é o som. Infelizmente não dá pra mostrar através de imagens. Podemos constatar o cuidado com a parte sonora em todas as etapas do voo. Mas alguns sons “default” do X-Plane incomodam por não acompanhar o padrão do avião. O som de derrapagem é o mesmo do X-Plane.

Agora vamos ao que interessa: O modelo voo. Um dos modelos que utilizo no HomeCockpit é o Piper Arrow, e a mudança do modelo  foi para melhor. Notei que o Suction Gauge não estava funcionando corretamente, mas hoje pela manhã recebi um email comentando sobre atualização de vários bugs. Depois de algumas manobras como Chandelles, Oito preguiçoso, curvas de alta, voo lento, parece que a aeronave se comporta conforme o esperado. Notei que durante o estol quando perde um pouco de atitude, já entra logo em parafuso.

PiperArrowIII_4

Mesmo assim é uma aeronave dócil e bem equipada para fazer voos interestaduais. Agora o retorno para o aeródromo de Barra Grande (SIRI)

PiperArrowIII_5

Depois de embarcar um passageiro para um voo panorâmico, vamos para mais uma decolagem.
Cada detalhe é muito bem representado. Manchas de óleo, terra no estribo, mola do trem de pouso…dá muita satisfação admirar esses detalhes.

PiperArrowIII_6

Excelente para voos lentos e baixa altitude,  assim podemos admirar o litoral baiano.
Dinâmica de voo e modelagem do mais alto nível. Altamente recomendado para quem curte aviação geral.

PiperArrowIII_7

Não tem muitos recursos, mas o conjunto dos equipamentos junto a manobrabilidade e desempenho, são excelentes para treinamentos IFR “clássicos”.

PiperArrowIII_8

De volta ao aeródromo, pouso bem tranquilo com o vento alinhado.

PiperArrowIII_9

Livrando a pista

PiperArrowIII_10

Uma última inspeção durante o pôr do sol

PiperArrowIII_11

Cabine com controle de iluminação.

PiperArrowIII_12

 

E agora mais um novo dia para mais voos.

PiperArrowIII_13

Espero que tenho gostado da análise.
Dúvidas, sugestões, deseja compartilhar suas impressões, é só deixar um comentário

Mais imagens,  informações e compra: http://www.vflyteair.com/default.asp

Bons voos.

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Piper Arrow III – VFlyte Air