Cenários customizados em outro HD


Olá amigos, acaba de ser lançado o HD Mesh Scenery v3 para X-Plane 10.
Mais informações em: http://www.alpilotx.net/2014/12/18/hd-mesh-scenery-v3-for-x-plane-10-released/

Por enquanto abrange apenas algumas regiões da América do Norte, Europa, Japão e Austrália. Como esses cenários são super detalhados, mais espaço em disco é necessário para o armazenamento. Quem utiliza HDs SSD, sabe que espaço é uma questão de prioridade. E até mesmo quem utiliza HDs normais sabem que o espaço não é infinito. Como todos os cenários customizados devem estar na pasta “Custom Scenery” do X-Plane, isso dificulta o gerenciamento do espaço.

Diante deste problema, encontrei uma alternativa utilizando o Symbolic Link para criar atalhos para pastas. O X-Plane reconhece como se as pastas estivessem realmente lá. Para isso, basta utilizar o “mklink /J” no prompt de comando. Para quem não tem muita intimidade com linhas de comando e com o intuito de automatizar o processo quando se está trabalhando com muitas pastas, criei um programa para facilitar o processo.

link_scenery

  1. Especifique a pasta “Custom Scenery” do X-Plane.
  2. Defina o cenário que deseja adicionar o atalho para a pasta do X-Plane, caso seja mais de uma pasta, especifique a pasta raiz (a pasta que contém os cenários).
  3. Se deseja adicionar múltiplos cenários,  marque a opção.
  4. Agora basta clicar em “Criar” e os atalhos serão adicionados.

Os novos cenários instalados ficarão assim, como se fossem atalhos:

link_scenery_2

Importante: Sempre faça backup. Se existir uma pasta com o mesmo nome do cenário,  a pasta será excluída. Se já existir um atalho com o mesmo nome, este será atualizado.
O programa é executável para windows. Não foi testado em outros sistemas, mas o código fonte em python está dentro da pasta do programa.

link para download:

download_iconLink Scenery


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 pensamentos em “Cenários customizados em outro HD

  • Evandro Gomes

    Caro Joz,

    Excelente ferramenta. Agora não preciso mais ficar calculando quais cenários poderia ou não instalar. Funciona perfeitamente.

    Esse “link simbólico” funciona apenas para cenários? Outras pastas como plugins e aircraft poderiam ser virtualizadas?

    Muito obrigado. Abraço.

  • Evandro Gomes

    Olá Joz,

    Outra pergunta, eu posso colocar o UHD mesh, por exemplo, em link simbólico. Tive a impressão que caiu o desempenho do X-Plane.

    Abraço,
    Obrigado.

    • Joz Autor do post

      Olá Evandro,
      Sim, link simbólico pode ser utilizado para qualquer arquivo no computador. Mas o programa funciona apenas para cenários.
      Sobre o desempenho, poderia afetar apenas o carregamento inicial. Uma vez iniciado o simulador, todos os dados estão carregados na memória e aí não faz mais diferença onde os arquivos estavam antes. Apenas quando mudar de região, e se estiver utilizando alguma aeronave muito rápida, pode ser que dê algumas travadinhas dependendo do desempenho do HD. Se o X-Plane estiver em um HD SSD e os cenários em um HD normal, terá uma grande diferença no carregamento.
      Convido-o para participar do fórum http://www.hangarxplane.com.br/forum/ , lá poderá criar tópicos para suas dúvidas com possibilidade de adicionar mais detalhes como imagens, vídeos, etc.
      Abcs